UMF RADIO TRANCE ARTISTS BRAZIL

Biografia Roger Lyra // TRANCE

A carreira e história de Roger Lyra se expande além de qualquer estilo, porém, Roger sempre foi apaixonado, dedicado e um dos precursores da cena Trance no Brasil. Além de Dj e produtor, foi responsável por trazer grandes nomes para se apresentar no Rio De Janeiro, entre eles Tiesto e Armin Van Buuren.

No início dos anos 2000 passou uma temporada na Europa e em uma visita a Londres tomou consciência do som que estava em alta na época, o Hard Trance e Hard House, despertando assim uma paixão que o fez trazer para o Brasil, com o som ainda novo e desconhecido por aqui. Com passagem por várias Rádios desde os anos 90, nesta época comandava o programa “Ritmo da Noite” na Rádio Jovem Pan, resolveu ao voltar para o Brasil fazer uma mudança na sua carreira e migrar definitivamente para a música eletrônica e fundando um programa inteiramente dedicado ao estilo. Assim nascia o “Transtronic” da rádio Transamérica. Roger permaneceu com o programa por 7 anos, seu foco principal era o Trance e o Hard House, chegando até a receber pessoalmente uma visita de Armin Van Buuren, que tocou como convidado antes de sua apresentação no Rio em 2006.

Em 2003 se apresentou na Rio Parade, evento inspirado na Love Parade que anualmente acontece em Berlim, tocando no Love Mobile oficial da Holanda junto de vários artistas internacionais. Após o evento, foi convidado para um Tour na Europa e assinou com a Agência “One Management” baseada em Amsterdam. Viajou para realizar apenas 4 datas mas durante a Tour e devido ao grande sucesso de suas apresentações, sua viagem foi estendida para mais 3 datas, passando pela Bélgica, Alemanha e voltando a tocar em Breda na Holanda, cidade onde Tiesto iniciou sua carreira. Ao participar do concurso “Heineken Thirst”, teve também a oportunidade de se apresentar no mesmo evento que Paul Oakenfold e Tiesto. O contato direto com artistas consagrados na cena Trance fez com que seu som mais Hard, fosse migrando para um som de Trance mais clássico e mais melódico.

Em 2006 teve uma das experiências mais marcantes da sua carreira, quando se apresentou pela primeira vez em um festival de grande porte, o Skol Beats em São Paulo. Roger teve o privilégio de encerrar a pista após a apresentação de Armin van Buuren. Assinou com a agência 3Plus, atual Plus Network. A partir deste momento as portas de abriram e sua carreira ficou ainda mais conhecida. Foram apresentações épicas pelos grandes clubs brasileiros como Anzu, Sirena, The week e Pacha. Ao lado de grandes artistas como Ferry Corsten, Paul Van Dyk e Tiesto. Em 2007 abriu o show de Tiesto na praia de Ipanema, o que lhe rendeu a posição de representante da Blackhole Recordings no Brasil. Também vale mencionar o histórico Reveillon ao lado de Above & Beyond para mais de 1 milhão de pessoas na praia da Barra da Tijuca em 2008. Com a visão de que a cena trance iria se consolidar no Brasil apostou no seguimento também fora das pistas e lançou o seu selo NRG Music. Foi o primeiro no Brasil a fechar uma parceria com a Armada Music, lançando em terras nacionais o DVD e CD duplo comemorando 10 anos de carreira de Armin van Buuren. Atuando também nos bastidores, Lyra esteve por trás também da produção de eventos, sendo diretor artístico de 3 edições do festival Creamfields realizadas no Rio de Janeiro de 2006 a 2008.

Figura carimbada nos principais festivais brasileiros na última década, em 2010 fez sua primeira apresentação em um festival no exterior, tocando no palco UMF Radio do Ultra Music Festival em Miami. Em 2016 se apresentou pela primeira vez no Ultra Brasil, tocando ao lado de nomes como Markus Schulz, Cosmic Gate e Heatbeat. Mesmo com uma atividade multimídia  atuando em vários segmentos dentro da indústria da música e com longos 30 anos de carreira como DJ, Lyra nunca se afastou do Trance. Mesmo tendo dividido espaço em seus sets e podcasts com sonoridades mais progressivas e de bpm mais baixo, ele continua sendo o fiel representante do estilo que o ajudou a se consagrar como um dos artistas mais respeitados do país.

Site Oficial:

Felipe Passari (Editor Chefe)