Trance é o melhor tipo de música para malhar, foi isso que um novo estudo conduzido pelo treinador de atletas de elite, David Silk de Equinox acabou de concluir.

Silk, que administra um programa de treinamento de atletas de elite, fez uma pesquisa acerca do efeito Mozart – o resultado de um estudo realizado pelo Dr. Alfred A. Tomatis que mostrou que ouvir música do compositor produzia efeitos curadores no cérebro – para encontrar seus próprios resultados.

Silk declarou para a Billboard: “ Acredita-se que ouvir música de Mozart, em contraste com outros tipos de música, especialmente música lírica, você tende a se sair melhor em testes de QI, testes cognitivos, testes de leitura. ”

Silk então decidiu testar se a teoria funcionava em relação à exercícios físicos, mas ao invés de usar música clássica, ele usou músicas de artistas como Armin van Buuren e Radion 6.

“Eu olhei para o efeito Mozart como um ponto de partida, mas nunca foi o plano tocar Mozart nas aulas, ” ele disse. “Tudo isso significa que a escolha entre música lírica versus música não lírica afeta o cérebro e sua motivação e sentimento. Isso vem sendo estudado por muito tempo, porém nunca tinha sido aplicada em fitness. ”

High energy/ trance music é perfeita porque por sua natureza tem muita “padronização” em suas notas, ele disse.

Ele explicou a razão por trás dos resultados porque os atletas podem se concentrar melhor se eles estiverem ouvindo música sem letra.

“ A “multitarefa” que se aciona no cérebro por causa da letra diminui dramaticamente o foco e retenção. ”

“ Se você for simplesmente correr por 7 km sem nenhuma decisão, você deve tocar qualquer música que goste,” Silk disse. “ Mas qualquer pessoa que estiver procurando por um pouco de desafio em seus exercícios e queira criar alguma estrutura – por exemplo, ir para o Central Park e conseguir 2 minutos mais rápido – tente este tipo de música. Eu garanto que muda a experiência. ”

Houveram diversos estudos sobre música eletrônica esse ano, incluindo um que revelou a idade que você deveria parar de ir para a balada, outro que mostrou que as grandes gravadoras estão ganhando $9.000,00 por minuto com serviços de streaming, a razão pela nós somos completamente apaixonados pelo “grave”, e outro que descobriu que música estimula a mesma parte do cérebro que sexo, drogas e comida.

Traduzido originalmente do artigo da Dj Mag – “Trance is the  best music to work out, study says.”

Confira o artigo original aqui